ES
PT(Br)
EN

Sustentabilidade

Cadeia Produtiva

Atuamos nas cadeias de suíno e lácteos em um modelo de produção cooperativo com o compromisso de equalizar a distribuição de resultados entre a Central Frimesa, as Cooperativas filiadas e os produtores associados.

Nossa matéria-prima é supervisionada em todas as fases produtivas e, atualmente, 100% dos suínos da Frimesa são oriundos de propriedades integradas.

Cadeia de valor

A Frimesa é uma Central de cinco cooperativas que envolvem milhares de produtores de suínos e leite. A cadeia de valor em que atuamos contribui para o desenvolvimento das atividades de suínos e leites,incluindo produtores de grãos, fábricas de rações e transportadores, além da industrialização, da distribuição e do consumidor final. E, junto a tudo isso, existe a constante busca por soluções e tecnologias para garantir uma carne de qualidade, seguindo as normas de produção, higiene e inspeção

Suíno Certificado Frimesa

O programa estabelece políticas, normas e processos que ajudam a controlar e padronizar a produção de carnes. Os pilares do programa abrangem as questões sanitárias, de bem-estar animal, biossegurança, rastreabilidade, proteção ao meio ambiente e segurança do trabalhador. A proposta é garantir o controle de toda a cadeia, com a adoção de procedimentos operacionais para garantir a padronização do sistema de criação e a produção de alimentos seguros.

Quanto aos critérios que estabelecem o bem-estar animal, comprometemo-nos com a produção de alimentos mais justos e sustentáveis, trabalhando para que todas as granjas integradas migrem para o alojamento coletivo de porcas reprodutoras na fase de gestação. Para garantir a efetividade desse comprometimento, a empresa concluirá a transição até 2026.

Controle de matéria-prima

Seguindo a instrução normativa I.N.62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), toda a Linha de Leites Frimesa passa por análises de controle de qualidade, entregando os resultados aos produtores parceiros. Isso assegura a entrega de produtos seguros e de qualidade.

Meio ambiente

A Frimesa é comprometida com o respeito e a conservação do meio ambiente, promovendo a consciência ambiental através de tecnologias e procedimentos. São realizadas coletas seletivas, treinamentos ambientais e auditorias de desempenho ambiental. Além disso, o Parque Ambiental Frimesa tem 50 hectares de mata nativa para promover a conscientização ambiental.

Ações para a comunidade

As comunidades se beneficiam com a inserção de cooperativas em seu entorno, porque essas promovem o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Assim, nossas cooperativas geram empregos, renda e encargos sociais acima de 250 milhões de reais ao ano. Além disso, mantêm diversas parcerias sociais com apoio a eventos culturais, projetos de educação e, também, eventos com destinação de recursos para entidades locais. Entre as ações socioculturais, a Frimesa mantém o Programa Saber Viver, que visa ao atendimento e acompanhamento de empregados e familiares com problemas de dependência de álcool e drogas. A empresa também incentiva entre os colaboradores a prática de ações sociais, como palestras educacionais em estabelecimentos de ensino, campanhas do agasalho, feira do cacareco e o Dia do Cooperar, com ação de voluntariado em lares de idosos e escolas municipais.

Gestão de Planejamento Estratégico

Nesse modelo de gestão, o conselho administrativo e a diretoria definem para a Cooperativa objetivos de longo prazo, que se tornam planos de ação e projetos específicos. Depois, reuniões mensais acompanham o desenvolvimento das metas.