Sobre a Empresa

Desde 1977, a Frimesa sempre buscou o melhor para os consumidores. Essa postura impulsionou os investimentos em tecnologia, os processos de industrialização de carne suína e leite, além de proporcionar alimentos mais saudáveis, práticos e inovadores.

Quer saber mais sobre a Frimesa? Baixe nosso histórico em PDF:

Baixar PDF

Década de 70 - O Início

O registro de nascimento da cooperativa Frimesa foi assinado em 13 de dezembro de 1977. A empresa foi fundada com o ideal de promover a agroindustrialização do campo. Essa receita já tem 35 anos e se depender da empresa e dos produtores, não tem hora para acabar.

A Frimesa nasceu em Francisco Beltrão, sudoeste paranaense, a partir da união de seis mil agricultores de quatro cooperativas: Coasul (São João), Comfrabel (Francisco Beltrão), Camdul (Dois Vizinhos) e Coopersabadi (Barracão). Os fundadores buscaram integrar as forças do cooperativismo e fazer com que os produtores continuassem no campo, por meio da produção e da diversificação. Na época, a decisão dos preços praticados pelo mercado agrícola estava em poder das multinacionais.

As atividades administrativas iniciaram em 1978, no último andar das instalações da filiada Comfrabel. Os primeiros negócios aconteceram por meio da venda conjunta de feijão, soja e milho. A produção de suínos já era uma das características da região, por isso, junto à safra agrícola, a produção de carnes apontava para o mesmo destino: o comércio com a marca dos produtores.

Enquanto o projeto de implantação de uma agroindústria começava a ser concretizado, cooperativas da região oeste procuraram as lideranças da Sudcoop com uma proposta de compra da massa falida do Frigorífico Medianeira S/A. Nesse momento, uniram-se as singulares fundadoras: Coagro (Capanema), Cotrefal, hoje Lar (Medianeira), Copagril (Marechal Cândido Rondon) a extinta Coopagro, atual Primato (Toledo), Copacol (Cafelândia) e C.Vale (Palotina). A união do Sudoeste e Oeste resultou na congregação de mais de dez mil cooperados.

Em 23 de novembro de 1979, as cooperativas anunciaram a compra do frigorífico. O ato resgatou o crescimento econômico da cidade de Medianeira e devolveu, para mais de 500 moradores, o trabalho. O gesto também devolveu o sossego para quem produzia - o agricultor - que passou a ser beneficiado pela agroindústria, a qual recolhia e pagava, regularmente, a produção.

"Uma empresa que está há 38 anos no mercado escrevendo uma história de amizade"

Nossos Diferenciais

6.500

Suínos abatidos por dia

331.187

Toneladas de alimentos por ano

655.132

Litros de leite processados por dia

412

Produtos no portfólio Frimesa

6.520

Colaboradores

Missão e Visão

É nossa missão prover alimentos de valor para as pessoas, e nossa visão desenvolver-se continuamente, de forma sustentada, criando valor para os públicos envolvidos.

Princípios

Encantar o cliente, razão da nossa existência.

Respeitar e conservar o meio ambiente, praticando ações preventivas.

Agir com honestidade nas relações com nossos públicos.

Ter comprometimento com os resultados.

Ser criativo e inovador para ampliar as soluções.

Política de Qualidade

A Frimesa assume o compromisso de criar as condições necessárias à produção, comercialização e entrega de produtos alimentícios que sejam seguros e de qualidade; e se compromete a cumprir efetivamente todos os pontos constantes no Manual da Qualidade, através do envolvimento de todos os seus colaboradores.

A empresa acompanhará o cumprimento de seus objetivos e melhorará continuamente o seu desempenho, para ser referência nacional em qualidade de alimentos.

Acompanhamento veterinário, matéria-prima resfriada nas propriedades e sistema granelizado.

Programa Integrado para a produção de carne suína com 7 categorias de avaliação: Bem-estar, Meio ambiente, Sanidade, Produção Nutrição, Segurança Alimentar e Abate.

"A eficiente política de qualidade permite
o controle do produto desde a origem até a entrega"