Sustentabilidade

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Frimesa é comprometida com o respeito e conservação do meio ambiente. As práticas envolvem a promoção e a consciência ambiental dos colaboradores e da comunidade. O destaque é o Parque Ambiental Frimesa, uma área de preservação permanente mantida pela cooperativa localizada às margens do principal rio de Medianeira.

São 50 hectares de mata nativa que compõem um cinturão verde do complexo industrial, também considerado como pulmão verde para o município. Neste local a Frimesa implantou uma trilha ecológica para compartilhar história, conhecimento e promover a sensibilização da comunidade para os princípios da sustentabilidade.

O gerenciamento socioambiental envolve ainda:

Recursos Hídricos

Análises constantes para garantir a qualidade da água de abastecimento dos sistemas componentes dos processos industriais.

Gestão Ambiental e Auditorias

Elaboração de projetos, licenciamentos ambientais e relatórios de auditorias para administração dos aspectos ambientais junto aos órgãos ambientais fiscalizadores e atendimento à legislação ambiental.

Recursos Sólidos

Segregação correta dos resíduos, coleta seletiva e encaminhamento para empresas que possuem licenciamento junto aos órgãos ambientais.

Educação Ambiental

Interação e capacitação frequente dos colaboradores, além do acompanhamento de visitantes ao Parque Ambiental Frimesa.

Emissões Atmosféricas

Monitoramento e análise dos gases originados no processo de queima de biomassa das caldeiras das unidades produtivas para atendimento aos padrões legais.

Inovação

Implementação do inovador biodigestor de modelo híbrido, um meio alternativo para o tratamento de resíduos semissólidos e reaproveitamento do biogás purificado como fonte de energia renovável.

Todas as ações são voltadas ao cumprimento do princípio ambiental da empresa:

'Respeitar e conservar o meio ambiente, praticando ações preventivas'.