Ingredientes
- 500 g de banana-da-terra bem maduras (ideal que já tenham partes pretas e amarelas)
- 100 g de farinha de rosca, apenas o suficiente para dar o ponto na massa
- 10 g de coentro
- 50 g de Manteiga Frimesa
- 100 g de Queijo Azul Frimesa
- 100 g de creme de ricota ou Requeijão Frimesa
- Leite Frimesa
- Sal
- Pimenta-do-reino
Produtos Frimesa utilizados:
Modo de preparo
-
Primeiro, corte as bananas na metade (no sentido do comprimento) e tempere com sal.
-
Coloque as frutas em uma assadeira com as cascas viradas para baixo e leve ao forno ou air-fryer a 180° graus por 20 minutos para assar e desidratar.
-
Retire a massa da banana ainda quente e bata em um processador para ficar com a textura de um purê. Adicione uma colher de sopa de Manteiga Frimesa (aprox. 20 g) e bata até incorporar à massa.
-
Adicione apenas uma pequena quantidade de farinha de rosca em uma tábua ou bancada para moldar a massa. Unte as mãos com óleo para facilitar.
-
Coloque a massa de banana por cima e enrole. A ideia é que a farinha se incorpore ao redor da massa, mas o centro deve continuar cremoso.
-
Enrole até formar uma “cobra” grossa, de 1,5 a 2 cm de diâmetro.
-
Corte a massa no formato clássico de nhoque (aprox. 3 cm por 2 cm). Leve para a geladeira por 1 hora ou para o congelador por 10 minutos até firmar a massa.
-
Em uma frigideira, coloque duas colheres de sopa de Manteiga Frimesa (aprox. 30 g) e leve os nhoques para grelhar. Regue a massa com a Manteiga Frimesa até dourar dos dois lados.
-
Adicione o coentro.
-
Com um mixer, misture o creme de ricota ou o Requeijão Frimesa, o Queijo Azul Frimesa, a pimenta-do-reino a gosto e, se necessário, o Leite Frimesa (apenas para dar o ponto de cremosidade).
-
Bata tudo até ficar homogêneo e no ponto de um creme grosso que escorre (um pouco mais que um molho bechamel).
Modo de Preparo
Para o nhoque
Para o creme de queijo:






